Tractos em Itaquera: começou!

A ação do Projeto Tractos em Itaquera começou. A intenção do projeto é a criação de mapas tátil-sonoro-interativos em regiões fronteiriças da Região Metropolitana de São Paulo trabalhando com a linguagem do desenho,  com o conceito de paisagem sonora e tecnologias digitais. No primeiro encontro os participantes criam cartografias pessoais, capturaram alguns sons do bairro e ainda tiveram o primeiro contato com a placa controladora a ser utilizada na produção do mapa. O workshop acontece nos sábados 08, 15, 22 e 29 de agosto na Oficina Cultural Alfredo Volpi, das 14h às 17h.

pessoal produzindopessoal produzindo2

Mapa tátil-sonoro-interativo do Grajaú é exibido

Em 02 de agosto realizamos na Casa de Cultura do Grajaú Palhaço Carequinha, no extremo sul da capital paulista, a primeira exibição de um mapa tátil-sonoro-interativo do Projeto Tractos. O mapa foi desenvolvido por participantes do workshop de Tractos realizado na Casa de Cultura em julho, entre os quais estão jovens do Projeto Escola Livre da ONG Comunidade Cidadã. Trata-se de uma instalação em arte e tecnologia circunstanciada em um mapa com desenhos sensíveis ao toque dos visitantes – quando alguém toca em determinadas regiões do desenho, apresentam-se as escutas realizadas pelo grupo de participantes no bairro.

No próximo sábado, dia  08 de agosto o projeto Tractos segue para a zona leste paulistana: iniciam-se as atividades para a ação em Itaquera, na Oficina Cultural Alfredo Volpi.


IMG_0926_menor IMG_0935_menor