Projeto Tractos chegou na Ilha do Bororé!

Read More
blog_IMG_1686

O Projeto Tractos, em parceria com a ONG EcoAtiva, chegou à Ilha do Bororé! A “ilha” – na verdade esta região é uma península margeada pela represa Billings – fica no extremo sul da cidade de São Paulo e possui muitas áreas verdes ainda preservadas. Os participantes são alunos da Escola Estadual Professor Adrião Bernardes que em breve realizarão um mapa tátil-sonoro-interativo do Bororé, trabalhando com a linguagem do desenho, com o conceito de paisagem sonora e tecnologias digitais. No dia 24 de outubro acontecerá a exibição deste mapa na sede da ONG EcoAtiva, que fica na  Estrada de Itaquaquecetuba 7225 – Primeira Balsa da Ilha do Bororé.

blog_IMG_1595 blog_IMG_1600 blog_IMG_1602 blog_IMG_1622 blog_IMG_1673 blog_IMG_1679blog_IMG_1686

Apresentação sobre Tractos em congresso de artes no Rio Grande do Sul

No dia 24 de setembro de 2015 foi apresentada a comunicação “Tractos e a criação de mapas tátil-sonoro-interativos” de Fabio FON no 24º Encontro da Associação Nacional dos Pesquisadores em Artes Plásticas (ANPAP), que aconteceu na Universidade Federal de Santa Maria, no Rio Grande do Sul. O evento envolveu a participação de artistas e pesquisadores de todas as regiões do país. A apresentação foi baseada em artigo homônimo a ser publicado entre os textos participantes do evento e relatou a concepção do Projeto Tractos e seu desenvolvimento nas regiões de Embu das Artes/Pirajuçara, Grajaú e Itaquera.

vlcsnap-2015-09-25-15h04m27s204

Mapa de Itaquera é exibido na Oficina Cultural Alfredo Volpi

No dia 19 de setembro, os frequentadores da Oficina Cultural Alfredo Volpi, localizada na zona leste de São Paulo, puderam interagir com o mapa tátil-sonoro-interativo criado no curso “Workshop em Arte e Tecnologia: criação de mapa tátil-sonoro-interativo de Itaquera” ministrado por Soraya Braz e Fabio FON, coordenadores do Projeto Tractos.  O mapa é uma obra em arte e tecnologia que agrega sons, significativos dos participantes do curso, a serem acessados a partir do contato do visitante com áreas desenhadas no mapa.  A realização do mapa contou com a participação de Andrew Gabriel Silva Miranda, Bruno dos Santos Sena, João Vitor Santos, Marcelo Carlos, Marjorie Ferreira Diniz de Mello e Yasmin Cristina Piva de Souza.  Os participantes estiveram presentes durante a exibição, interagindo com o público presente. A exibição contou com a presença do educador Adriano Vilela,  instigando  reflexões sobre a obra com os presentes.

O Projeto Tractos, coordenado pelos artistas Soraya Braz e Fabio FON, possui apoio do Programa de Ação Cultural da Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo no âmbito do Edital n. 33/2014 – Projetos Especiais – Moda, Artesanato e Cultura Digital. A ação realizada em Itaquera é a terceira ação realizada desde o início do projeto. Além deste último bairro, já foram realizados mapas tátil-sonoro-interativos em Embu das Artes e Grajaú , todos na Região Metropolitana de São Paulo.

exibicaomenor_1 exibicaomenor_2 exibicaomenor_3

 

 

Dia 19/11, exibição do mapa tátil-sonoro-interativo de Itaquera

flyer web divulga exibicao itaquera_baixa

No sábado, dia 19 de setembro, das 14h às 17h acontece a exibição do mapa tátil-sonoro-interativo produzido durante o workshop do Projeto Tractos realizado na região de Itaquera, zona leste da capital paulista.  Trata-se de uma obra em arte e tecnologia que agrega sons, significativos dos participantes do curso, a serem acessados a partir do contato do visitante com áreas desenhadas no mapa.  A realização do mapa contou com a participação de Andrew Gabriel Silva Miranda, Bruno dos Santos Sena, João Vitor Santos, Marcelo Carlos, Marjorie Ferreira Diniz de Mello e Yasmin Cristina Piva de Souza.  O projeto Tractos é coordenado por Soraya Braz e Fabio FON. A apresentação do mapa acontece na Oficina Cultural Alfredo Volpi, Rua Américo Salvador Novelli, 416 – Itaquera, São Paulo – SP. Entrada gratuita. Classificação Livre.

Veja a localização da Oficina Cultural via GoogleMaps: https://goo.gl/ASBYG8.

Mapa de Embu é apresentado na Ilha do Bororé

O Projeto Tractos hoje cruzou as águas e foi apresentar o mapa tátil-sonoro-interativo de Embu das Artes na aprazível Ilha do Bororé, extremo sul de São Paulo. A Ilha do Bororé é uma extensão de terra firme cercada por (quase) todos os lados por águas do Reservatório Billings, região em sua maior parte com mata atlântica preservada ainda que dentro dos limites da metrópole. A primeira atividade de Tractos na Ilha do Bororé aconteceu na Escola Estadual Adrião Bernardes, com o apoio fundamental da Ecoativa, casa que congrega coletivos de artistas e ativistas de diferentes linguagens e ações no bairro. Foi apresentado o mapa criado no “Workshop em Arte e Tecnologia” no Campus de Extensão de Embu das Artes da UNIFESP, durante os meses de maio e junho de 2015. O mapa criado em Embu contou com a participação de Bene Gomes em sua realização.

exibicao_embunoborore6 exibicao_embunoborore5