Mapa da Ilha do Bororé é exibido na Casa Ecoativa

No sábado passado foi apresentado o mais recente mapa produzido nos workshops do Projeto Tractos: o mapa da Ilha do Bororé, extremo sul da cidade de São Paulo. O mapa foi apresentado no sábado passado, dia 24/10/2015 na Casa Ecoativa, um hub de coletivos de artistas e ativistas da região. Sua criação foi coletiva, a partir dos sons, desenhos e referenciais dos viventes do bairro. Assim como os demais mapas, sua produção soma cartografias pessoais, paisagens sonoras e programação em software livre. Os participantes do workshop – que coletaram sons, programaram e produziram o mapa durante o curso – foram os seguintes: Yuri Lima França, José Henrique Ribeiro de Amarante, Nathan Guimarães de Paula, Jonathan Vieira Martins dos Santos, Gabriel de Oliveira Nogueira, Valéria Melissa Moreira da Silva, Pedro Henrique da S. Costa e Wesley T. Santana Rocha.

O Projeto Tractos, coordenado pelos artistas Soraya Braz e Fabio FON, possui apoio do Programa de Ação Cultural da Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo no âmbito do Edital n. 33/2014 – Projetos Especiais – Moda, Artesanato e Cultura Digital. A ação realizada na Ilha da Bororé é a quarta ação realizada desde o início do projeto. Além deste último bairro, já foram realizados mapas tátil-sonoro-interativos em Embu das Artes, Grajaú e Itaquera, todos na Região Metropolitana de São Paulo.

exibeborore4 exibeborore1 exibeborore2 exibeborore3

Dia 24/10, exibição do mapa tátil-sonoro-interativo na Ilha do Bororé

flyer web divulga exibicao borore_low

No sábado, dia 24 de outubro de 2015, das 16 às 19h acontece a exibição do mapa tátil-sonoro-interativo desenvolvido no workshop do Projeto Tractos na Ilha do Bororé, extremo sul da capital paulista banhado pela Represa Billings. O workshop é ministrado desde o final de setembro na Casa Ecoativa, espaço que congrega coletivos de artistas e ativistas de diferentes linguagens e ações na região. Assim, dia 24 será o momento de mostrar o mapa produzido, criado por jovens viventes da Ilha e seus entornos, que vêm capturando sons e paisagens para a construção desta instalação em arte e tecnologia. No mesmo dia, haverá também uma extensa programação do Sarau de Cordas, evento que acontece mensalmente na Casa, a partir das 19h, com muitas apresentações poéticas e musicais – confira a programação completa do Sarau de Cordas em https://www.facebook.com/casaecoativa . Haverão também outras atividades programadas para todo o dia.

Para chegar até a Casa Ecoativa na Ilha do Bororé: a melhor opção é utilizar o transporte público – que possui prioridade na travessia da Balsa do Bororé; siga na Linha 9 -Esmeralda da CPTM até a Estação Grajaú e lá, no próprio terminal de ônibus, embarque na linha 6L11 – Ilha do Bororé (saídas a cada 30 min). Desça na balsa; após travessia da represa caminhe até a terceira casinha à esquerda, toda grafitada (foto abaixo).

Localização da Casa Ecoativa no GoogleMaps: https://goo.gl/9S43rX . A Casa fica na continuação da Av. Dona Belmira Marin, logo após a travessia de balsa na Represa Billings.

blog_IMG_1774